quinta-feira, 29 de julho de 2010

Encarando a dor

Sempre gostei de histórias de gente. Acho que foi por isso que me tornei jornalista. Quando eu era repórter de TV adorava o contato com as pessoas, conhecer as suas histórias. Acho que também por isso sou viciada em TV e vivo grudada nas novelas, filmes e séries. Desde que iniciei esse blog, estou me acostumando a acompanhar vidas a partir desses diários eletrônicos. Hoje vi uma reportagem sobre uma homenagem ao filho da Cissa Guimarães que morreu atropelado. Era uma homenagem com muita música e emoção. No final, Cissa disse: “eu vou voltar a sorrir”. Achei linda forma como ela encarou a partida do filho. Ela está sofrendo, não resta dúvidas. Mas não está se martirizando nem se fechou para vida. Já vinha pensando nessa forma de encarar as perdas há alguns dias. Para ser mais exata, desde que eu conheci o blog de Marcele Alencar (naoquerooutrolugar.blogspot.com). Ela é mãe de dois menininhos e viúva antes de casar. É que o Thiago, pai dos filhos dela, morreu em um acidente de carro meses antes de eles oficializarem a união. Assim como a Cissa, a Marcele optou por continuar buscando a felicidade, apesar do sofrimento. Fico imaginando de onde essas pessoas tiram essa força????? Exemplo ainda melhor é o Woltony. É nítido que a dor pela perda da Luciana está sugando as forças dele. Mas mesmo assim, ele se esforça para parecer bem. Esse, além de forte, é generoso. Nos últimos tempos venho me compadecendo cada vez mais da dor dos outros e procurando enxergar que a dor de ninguém e maior que a minha e vice-versa. Mas quando lia a história da Marcele sempre me dava aquela impressão: talvez seja mais fácil perder um amor do que filhos. No fundo eu sabia que não era isso. Provavelmente, era só uma forma de eu não me sentir tão pequena diante de pessoas tão fortes. Mas o episódio da Cissa Guimarães deu um golpe final na minha defesa da auto-piedade. É... as pessoas são diferentes e reagem de forma diferente. No momento, não consigo pensar em muitas formas de felicidade. Só consigo me imaginar feliz carregando filhos vivos nos braços.

4 comentários:

  1. Linda,seu crscimento espiritual é nítido e bom de acompanhar.Essa força só pode ser DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Também achei lindo o que Cissa disse ... e lembrei de voce. E, pra mim, a força que ela tira pra prometer que vai voltar a sorrir é do filho que partiu. com certeza o filho dela, assim como os seus, Nao querem ver as mães sofrendo e ficarão muito felizes em ver as mães sorrindo. Voce tem 2 anginhos que querem ver voce sorrindo, tenha certeza !! TE AMO.

    ResponderExcluir
  3. Amiga,

    Que bom que você gostou do blog da Marcele, eu era amiga do Thiaguinho, foi uma dor muito grande...
    Por isso decidi escrever meu blog(http://burrochora.blogspot.com/) para a gente sentir que tem muita gente por aí que sofre, mas que continua a vida superando as dificuldades...
    Um beijo no teu coração e estou por aqui, é só chamar... bjs

    ResponderExcluir
  4. Força em sua caminhada!
    Infelizmente, a dor, só quem sente sabe.
    Mas a Deusa e o Deus, há de encaminhar e conspirar para sua melhora e realização do seu desejo.

    ResponderExcluir